Bebidas quentes contribuem para o escurecimento dos dentes

Bebidas quentes contribuem para o escurecimento dos dentes

Artigos - 09/04/2014

As estações mais frias são convidativas para a degustação de cafés, chás, vinhos e chimarrão. Estas bebidas, porém, contém pigmentos que contribuem para o escurecimento dos dentes. Para manter os dentes brancos, é importante conhecer os vilões da pigmentação dentária e saber como combatê-los. As informações e dicas são da odontologista do Centro Clínico Gaúcho, Roberta Chazan:

- A pigmentação dos dentes pode ser intrínseca, quando ocorre no interior da estrutura do dente e é causada, por exemplo, pelo uso do antibiótico tetraciclina; ou extrínseca, que é mais comum e acontece na parte exterior do dente, causada pela pigmentação liberada por alimentos como beterraba e chocolate, por bebidas quentes de inverno e refrigerantes.

 



- O avanço da idade também potencializa o escurecimento, pois a segunda camada dos dentes (dentina) fica mais espessa e adquire, por consequência, um aspecto amarelado.


- Para a prevenção do escurecimento dos dentes, a dica é nossa antiga conhecida: evitar os alimentos que causam a pigmentação, além de cigarros e fumos de qualquer tipo, e escovar bem os dentes após as refeições. A escova dental mais indicada é a macia e pequena, pois permite a higienização de toda a arcada dentária.


- É um mito afirmar que a maçã contribui para o clareamento dos dentes. A fruta é indicada apenas para a remoção mecânica da placa bacteriana, que corresponde ao acúmulo de bactérias causadoras de cáries e doenças periodontais.


- Durante a realização de técnica de clareamento, tanto a laser quanto com gel, deve-se evitar alimentos corantes, avisar o dentista em caso de sensibilidade e atentar para os cuidados destacados pelo dentista. 


Autor: Tássia Becker Alexandre
Fonte: Prática em Comunicação