O Poder do Sorriso

O Poder do Sorriso

Artigos - 13/06/2012

Existe uma parte do nosso corpo que muitas vezes esquecemos que existe, ou não damos a importância que ela representa e o cuidado que ela necessita. Sorrir significa mostrar nossos sentimentos. O sorriso nos permite demonstrar alegrias, fazer ironias e a sua ausência pode refletir tristezas e angústias. Da nossa boca saem palavras, que levantam, que auxiliam, que confortam e que ferem.


Segundo os estudos da acadêmica de odontologia da Universidade Estadual de Londrina, Cristiane Inagati, no passado a população não cuidava da saúde bucal. O mercado de trabalho não se preocupava com o humor dos candidatos a um emprego durante o processo de seleção. Nem mesmo a estética e o sorriso harmônico eram requisitos importantes para se conseguir um bom trabalho. 

O famoso quadro de Monalisa, que retrata a ausência do sorriso, ilustra bem a época em que a odontologia ainda não era uma ciência, mas sim uma prática empírica. A odontologia evoluiu muito, juntamente com o seu conceito de estética, beleza e funcionalidade dos dentes e de todo sistema mastigatório. 

De acordo com Inagati, hoje técnicas e materiais bastante evoluídos estão à disposição da população para se conseguir a transformação para um sorriso perfeito, permitindo sorrir sem medo de sorrir.

A estética do sorriso vem se tornando um requisito primordial para o sucesso na vida pessoal e profissional. Não há mais volta: Um sorriso bonito acompanhado da saúde bucal, bom humor e alegria contagiante, estão fortemente relacionados aos bons relacionamentos porque ajudam a conquistar pessoas. Atualizando o velho ditado, “Quem sorri por último é porque sorriu primeiro.”