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Tecnologia é usada à favor da saúde educacional

Tecnologia é usada à favor da saúde educacional

http://blog.residenciaeducacao.com.br - 23/07/2018 10:23:41

 

Um game capaz de corrigir e ensinar a escovação de dente de uma criança, um aplicativo que substitui diversos livros de odontologia, por meio, de realidade aumentada, e um software que simula a utilização de ventilador mecânico são algumas tecnologias pré lançadas, durante o encerramento do Ocean Lab, realizado pelo Samsung Ocean Center juntamente com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
 
O dentista e professor da UEA Márcio Menezes é um dos idealizadores do game infantil e sócio da startup "Keep Smiling". Ele e mais três sócios estão em tratativas para lançarem a ferramenta no mercado.
"Desenvolvemos um hardware/dispositivo Bluetooth que se conecta com qualquer escova dentária e que se comunica com o aplicativo/game, de modo que, ao escovar os dentes; a criança aprenda a maneira correta de fazê-lo. Esse é o único aplicativo do mercado que faz o registro dos movimentos de escovação e possibilita ao dentista acessar remotamente esses dados", explicou Menezes.
 
Três Dentes
Outra ideia inovadora com expectativa de estar disponível até o primeiro semestre de 2019 é o "Três Dentes", aplicativo que compila diversos livros e enciclopédias da graduação em odontologia, utilizando realidade aumentada.
 
O projeto foi desenvolvido por um grupo de programadores, designers e dentistas, com o intuito de facilitar e baratear os custos com material didático dessa área. "Além da comodidade, o Três Dentes oferece conteúdo em alta qualidade de visualização e interação, incluindo exercícios teóricos. Até o lançamento, estaremos incorporando a simulação de exercícios práticos em realidade aumentada", disse Alan Jonathan de Oliveira, designer e um dos desenvolvedores do aplicativo.
Segundo ele, a proposta é vender pacotes de utilização do aplicativo no Google Play, a preço, que ele garante ser, até dez vezes inferior ao valor dos livros.
 
Na mesma concepção de levar soluções práticas, inovadoras e baratas para o ensino da saúde, está o "Real VM", software que simula a utilização de ventilador mecânico. A professora do curso de enfermagem da UEA, Sibila Lilian Osis, é uma das mentoras do projeto.
 
Ela explicou que a disciplina que inclui a manipulação com o ventilador mecânico dentro da faculdade é o bicho papão dos alunos.
 
"É um aparelho de alta complexidade e manuseá-lo requer mecânica respiratória, física e química. Nas aulas práticas, nas quais tem a figura do paciente, os alunos ficam com medo, porque um erro pode trazer severas complicações ao paciente", comentou Osis, que também é coordenadora do laboratório de habilidades, simulação e tecnologias no cuidado em saúde da UEA.
 
"Com o Real VM é possível aplicar teoria e prática no ambiente da simulação, ou seja, seguro utilizando óculos de realidade virtual", esclareceu a enfermeira, considerando que a simulação é uma tendência forte para o mercado do ensino da saúde.
"Assim como na aviação, a simulação é uma ferramenta extremamente eficaz, pois nela você pode errar, repetir o procedimento até acertar e se aperfeiçoar. Na vida real não é bem assim", defendeu.
 
Essas e outras tecnologias aplicadas ao ensino da saúde estarão em breve no mercado e foram apresentadas na terceira e última etapa do programa Ocean Lab.

Um game capaz de corrigir e ensinar a escovação de dente de uma criança, um aplicativo que substitui diversos livros de odontologia, por meio, de realidade aumentada, e um software que simula a utilização de ventilador mecânico são algumas tecnologias pré lançadas, durante o encerramento do Ocean Lab, realizado pelo Samsung Ocean Center juntamente com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 


O dentista e professor da UEA Márcio Menezes é um dos idealizadores do game infantil e sócio da startup "Keep Smiling". Ele e mais três sócios estão em tratativas para lançarem a ferramenta no mercado.
"Desenvolvemos um hardware/dispositivo Bluetooth que se conecta com qualquer escova dentária e que se comunica com o aplicativo/game, de modo que, ao escovar os dentes; a criança aprenda a maneira correta de fazê-lo. Esse é o único aplicativo do mercado que faz o registro dos movimentos de escovação e possibilita ao dentista acessar remotamente esses dados", explicou Menezes.
 
Três Dentes
Outra ideia inovadora com expectativa de estar disponível até o primeiro semestre de 2019 é o "Três Dentes", aplicativo que compila diversos livros e enciclopédias da graduação em odontologia, utilizando realidade aumentada.


 O projeto foi desenvolvido por um grupo de programadores, designers e dentistas, com o intuito de facilitar e baratear os custos com material didático dessa área. "Além da comodidade, o Três Dentes oferece conteúdo em alta qualidade de visualização e interação, incluindo exercícios teóricos. Até o lançamento, estaremos incorporando a simulação de exercícios práticos em realidade aumentada", disse Alan Jonathan de Oliveira, designer e um dos desenvolvedores do aplicativo.
Segundo ele, a proposta é vender pacotes de utilização do aplicativo no Google Play, a preço, que ele garante ser, até dez vezes inferior ao valor dos livros.


 Na mesma concepção de levar soluções práticas, inovadoras e baratas para o ensino da saúde, está o "Real VM", software que simula a utilização de ventilador mecânico. A professora do curso de enfermagem da UEA, Sibila Lilian Osis, é uma das mentoras do projeto.
 
Ela explicou que a disciplina que inclui a manipulação com o ventilador mecânico dentro da faculdade é o bicho papão dos alunos.

 
"É um aparelho de alta complexidade e manuseá-lo requer mecânica respiratória, física e química. Nas aulas práticas, nas quais tem a figura do paciente, os alunos ficam com medo, porque um erro pode trazer severas complicações ao paciente", comentou Osis, que também é coordenadora do laboratório de habilidades, simulação e tecnologias no cuidado em saúde da UEA.
 
"Com o Real VM é possível aplicar teoria e prática no ambiente da simulação, ou seja, seguro utilizando óculos de realidade virtual", esclareceu a enfermeira, considerando que a simulação é uma tendência forte para o mercado do ensino da saúde.


"Assim como na aviação, a simulação é uma ferramenta extremamente eficaz, pois nela você pode errar, repetir o procedimento até acertar e se aperfeiçoar. Na vida real não é bem assim", defendeu.
 
Essas e outras tecnologias aplicadas ao ensino da saúde estarão em breve no mercado e foram apresentadas na terceira e última etapa do programa Ocean Lab.