Bem estar para o paciente em tratamento contra o câncer

Bem estar para o paciente em tratamento contra o câncer

Notícias - 18/08/2011

O portador de câncer deve ter um cuidado especial com sua saúde bucal. Para o paciente com indicação de quimioterapia e também radioterapia na região da cabeça e do pescoço, uma consulta prévia com o dentista especializado em tratamento oncológico é fundamental para assegurar qualidade de vida e segurança durante o tratamento.

Cerca de 40% dos pacientes em quimioterapia podem apresentar algumas complicações como mucosite (inflamação da mucosa bucal), xerostomia (boca seca) e infecções. Na unidade São Paulo do Instituto Paulista de Cancerologia, do Grupo IPC, todos os pacientes admitidos em quimioterapia devem passar por uma consulta odontológica prévia gratuita. ‘Nesta consulta, avaliamos a saúde bucal e orientamos sobre as possíveis reações adversas da quimioterapia. Medidas simples, como as de higiene, podem fazer a diferença entre o paciente apresentar ou não complicações', informa Ana Paula Venturini Ribeiro, dentista especializada em estomatologia do IPC - São Paulo. Em casos de mucosite, a utilização do laser - laserterapia - apresenta ótimos resultados.
É fundamental lembrar que o acompanhamento odontológico realizado no IPC de São Paulo não inviabiliza o tratamento com o dentista do paciente. ‘Em alguns casos, o dentista do paciente entra em contato conosco para trocar informações', comenta Romano Mancusi Sobrinho, dentista especializado em estomatologia do IPC - São Paulo.

Alguns pacientes em tratamento quimioterápico são submetidos a drogas compostas por bifosfonatos. Estes componentes podem trazer benefícios como diminuição da dor e do crescimento tumoral. Durante o tratamento com bifosfonatos e após algum tempo, o paciente não pode passar por cirurgias orais com trauma ósseo, extrações e implantes. ‘O dentista que atua na área da oncologia pode orientar o paciente neste sentido e fazer um tratamento prévio se necessário', finaliza Romano.