Fertilidade feminina é afetada com falta de higiene bucal

Fertilidade feminina é afetada com falta de higiene bucal

Notícias - 17/07/2011

Você pode achar que os cuidados bucais podem atrapalhar um relacionamento ou até uma aproximação de outra pessoa que tem interesse profissional. Entretanto, a higiene bucal pode ser considerada um fator mais grave em se tratando das mulheres. Uma pesquisa indica que a falta de higiene bucal pode afetar a fertilidade feminina.

Segundo o estudo, uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher, assim como a obesidade. Esse mau cuidado faz com que o sexo feminino demore em média dois meses a mais para engravidar.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade do Oeste da Austrália que apontou como causa, à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Se essa não for tratada, poderá desencadear uma série de reações capazes de prejudicar o funcionamento normal do corpo.

“As doenças bucais já são associadas a doenças cardíacas, normalmente em bactérias e suas toxinas na boca que atingem a corrente sanguínea, ou do processo inflamatório que se forma e altera a condição interna do organismo. Essa redução da fertilidade está envolvida nesse segundo mecanismo”, explica o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa.

De acordo com especialistas, a doença periodontal também tem ligação com doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens. A partir desse resultado, as mulheres precisam passar primeiro em um dentista, evitar o fumo além de controlar alimentação para se manter no peso.