Dentistas além da boca

Dentistas além da boca

Notícias - 15/07/2011

Muitas pessoas não sabem mas a Odontologia não se limita apenas na boca, mas também podemos incluir cabeça e pescoço. Uma especialidade responsável por isso é a bucomaxilofacial que cuida recosntruindo deformidades da face, causada por trauma (acidente, arma de fogo, arma branca e outros) ou cirúrgias para Ortognatias que são apenas reparos na anatomia. E se tratando de BUco-Maxilo tem um lado que poucas pessoas sabem, mas os dentistas também são responsáveis pelas próteses oculares, conhecidas como "olho de vidro".

A prótese bucomaxilofacial é uma especialidade que tem como objetivos restaurar a estética, e proteger os tecidos que não foram atingidos, e de pacientes portadores de malformações ou mutilações na região facial de origem congênita, traumática ou patogênica, e claro sendo de fundamental importância na terapia psicológica e social destes pacientes.

Segundo estatisticas internacionais as perdas oculares são:

  • Traumas do coitidiano ( lápis, canetas, materiais pontiagudos, etc).
  • Acidentes esportivos (boladas, cotovelada, chutes, etc).
  • Ferimentos com arma de fogo.
  • Acidentes de tráfego (carro, moto, atropelamentos).
  • Perfuração (faca, tesouras, etc).
  • Agressão.

A ausência de um olho pode prejudicar economicamente a vida de uma pessoa, afetando sua auto-estima, relações sociais e afazeres cotidianos, afinal, "os olhos são os espelhos da alma".

Prótese ocular individualizada, tem os melhores resultados estéticos diante as pré-fabricadas, pois a prótese é feita exclusivamente para a cavidade ocular do paciente, sendo uma peça única, copiando a coloração da íris e forma perfeitamente, de forma artesanal e executada por cirurgião dentista especialista em prótese para a face.

A íris, a parte colorida do olho, é uma caracteristica tão individual com nossas imprssões digitais, não é mesmo? Cada um tem sua própria tonalidade, alguns com manchinhas, outros com um olho mais claro que o outro e portanto deve ser reproduzida a partir do olho do paciente. Na prótese, o cirurgião-dentista especialista pinta com pigmentos especiais uma calota em acrílico transparente de forma a reproduzir fielmente a cor do olho da pessoa.

A cavidade do olho perdido é moldada com material odontológico de grande precisão, em um método totalmente indolor, permitindo que todas as estruturas remanescentes, por menores que sejam, serem copiadas. Assim, a futura prótese se encaixará perfeitamente na cavidade, o que possibilitará a movimentação do olho artificial como o natural ao lado. Com a prótese já pronta, o acrílico especial não quebra, esquenta e dura muito tempo.

Mas infelizmente, os dentistas não podem fazer próteses que devolvam a visão, mas com certeza fazem próteses que devolvem o sorriso! E sem dúvidas para esses profissionais o que mais importa é o sorriso nos olhos.