Tratamento de canal sem trauma

Tratamento de canal sem trauma

Notícias - 12/11/2012

Conhecido como Edodontia, o tratamento de canal é a especialidade da Odontologia que trata a porção interna do dente conhecida como polpa. Quando uma cárie evolui até atingir a polpa ou quando um trauma fratura o dente e a expõe, é necessário remover a polpa que é um tecido que se encontra no centro do dente e é responsável pela sua inervação e irrigação
Cada dente é dividido em três camadas: esmalte, dentina e polpa.

O esmalte é uma camada mineralizada que reveste o dente, a dentina é a camada intermediária e a polpa fica no centro. "Quando uma cárie se desenvolve e atinge a dentina, inicia-se uma resposta inflamatória chamada pulpite. A medida que a cárie evolui e se aproxima da polpa, há um aumento dessa resposta inflamatória até que a pulpite se torne irreversível. Nessa fase, o tecido acaba necrosando, por isso é necessário fazer um tratamento com um especialista em endodontia", explica Germano Dalcim, Diretor Clínico do Centro Odontológico Nova São Luiz, especializado em diversos segmentos da Odontologia, com sede no Tatuapé (SP).

Segundo Dalcim, ao contrário do que a maioria dos pacientes pensa, este é um tratamento indolor e com as novas tecnologias disponíveis está ficando cada vez mais rápido e com um prognóstico mais favorável.

"Imagine que o canal é um túnel que percorre todo o dente e está com todas as paredes sujas; o tratamento de canal nada mais é de que desgastar essas paredes até que tudo fique limpo e depois preencher esse túnel com um material específico que impeça que a sujeira entre de novo", detalha.
"Com o auxílio de um microscópio e de alguns outros aparelhos conseguimos atingir melhores resultados e, muitas vezes, fazer todo o tratamento até mesmo em uma única sessão", finaliza o especialista.