Clareamento dental sem orientação pode causar até queda dos dentes

Clareamento dental sem orientação pode causar até queda dos dentes

Notícias - 11/06/2011

 

A procura por clareamento dental cresce a cada dia no Brasil. Trata-se de um método odontológico para deixar os dentes mais brancos e tirar o corante alimentar dos dentes, que se acumula com o passar do tempo.

O problema é que é uma prática que vem dando uma dor de cabeça a mais para os dentistas. Trata-se da utilização do kit de clareamento sem a orientação adequada, por parte de quem não quer gastar o necessário, ou busca mais rapidez, e deixa de fazer o tratamento da forma correta.

O método é considerado inapropriado pelos profissionais da área, já que a substância clareadora pode causar danos irreversíveis aos dentes do usuário. O problema é que não há um controle e a venda desses tipos de produtos fica bem facilitada, comercializados em lojas e pela internet.

Segundo a dentista capixaba Karla Capeli, a reabsorção é o mais grave problema e pode causar queda dos dentes. “A reabsorção é quando a substância provoca um desgaste, é difícil de parar e causa a perda do dente. Quando o tratamento é feito adequadamente, o dentista faz uma limpeza nos dentes da pessoa, que pode ter uma rachadura ou alguma inflamação na gengiva”, disse.

Outros fatores que podem surgir com a utilização dos produtos sem o controle de um profissional são a hipersensibilidade e a aparição de cáries. Como a substância entra nas porosidades dentárias e atua como se fosse um ácido, causa um desgaste e fragilização no dente, que vai enfraquecendo aos poucos.

Na procura pela praticidade e mais rapidez, o consumidor pode acabar prejudicado seriamente e causar problemas irreversíveis. Portanto, a recomendação para quem quer ficar com um sorriso mais bonito e de forma segura, é procurar um especialista e evitar o auto tratamento.